O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS - RESENHA

By lucas souza - abril 22, 2017

SINOPSE:

 "Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial,  começa a ter insônia e pesadelos, como se estivesse vivendo as  atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser  vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de  aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é,  na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus  alunos. Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até  processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica  famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto  se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo  assassiná-lo. Seu reconhecimento como grande historiador faz  com que receba um convite de cientistas alemães, que  pesquisam uma máquina complexa, financiada pelas forças  armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para  conseguir viajar no tempo. Mas por que ele? O convite então se torna claro: tudo o que os alemães querem é alguém com competência suficiente para voltar no tempo, matar Hitler e mudar a história. Apesar de eliminar todo o mal causado por Hitler, conseguiria ele chegar à infância do ditador e assassiná-lo. Faria ele está atrocidade?"

RESENHA:

Para começar preciso fazer um relato, essa é minha primeira experiencia com algum livro do Augusto Cury. Eu simplesmente não tinha curiosidade a respeito da obra dele, mas graças a um amigo que me emprestou o livro (Obrigado Pablo), finalmente li algo do Augusto Cury. Aliado com o fato do tema da 2º Guerra Mundial estar em foco nesse começo de ano na minha escola, através da matéria de história. Fiquei ainda mais curiosos para ler o livro.

De cara eu preciso falar, como instrumento de agregar conhecimento a respeito desse período tão triste da nossa história, o livro é ótimo. Através do personagem principal Júlio Verne, nós somos apresentados a fatos e principalmente a características psicológicas de alguns dos principais personagens desse período. Hitler, e seus companheiros do partido Nazista, tem suas mentes e ideias expostas e analisadas durante todo o livro.

Já como ficção ele não vai tão bem assim, boa parte da história é monótona (mesmo tendo muita "ação"), muitos eventos poderiam ser resumidos ou até mesmo cortados (mas quem sou eu para criticar? Escolha do autor). Uma coisa que me deixou muito irritado foi o fato de que toda a parte da viagem no tempo, ficar para ser contada nos últimos capítulos, e a viagem em si só ser mostrada em uma continuação.

Os personagens são até que bons, mas muitos não são aprofundados. Por exemplo, temos os alunos que apoiam o professor e os que vão contra ele, mas os motivos de cada grupo são muito rasos. Outros personagens são "maus" simples por ser, não existe um motivo aparente para isso, outros tem seus "plots" esquecidos no meio da trama e por aí vai.

Bom, se você quer conhecer mais a respeito de Hitler e da segunda guerra, esse livro pode ser uma boa porta de entrada, mas a história que está no plano de fundo é meio tediosa, e até chata em alguns momentos.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários